Astronautas
Houston: Uma bola de futebol entra em órbita Resgatada no mar após o acidente com o ônibus espacial Challenger, uma bola de futebol assinada por alunos de uma escola de Houston em 1986 seguiu para o espaço 30 anos depois.
Da Redação* BH-07/02/2017
A escola de Houston twitou na última sexta-feira: "Obrigado Shane Kimbrough por ajudar que um pedaço da história do Falcon do CLHS complete sua missão no espaço!". Leia também: Últimos destaques de Via Fanzine Uma bola de futebol que se encontrava no ônibus espacial Challenger, que explodiu em 1986 deixou a órbita mais de 30 anos depois e está agora sob os cuidados do atual comandante da Estação Espacial Internacional, o astronauta Shane Kimbrough.
Ele postou no Twitter em 03/02 uma foto da bola preto e branca flutuando defronte a janela na cúpula do laboratório orbital. Seu post veio menos de uma semana após o aniversário da tragédia ocorrida com o ônibus espacial Challenger, a 28 de janeiro de 1986.
"Esta bola estava no Challenger naquele fatídico dia. Voava com o astronauta Ellison Onizuka que a ganhou de um jogador de futebol e deu de presente para sua filha", afirmou o comandante Kimbrough no Twitter. Ele terminou seu post referenciando a Clear Lake High School (CLHS) em Houston, Texas, a escola da filha de Onizuka naquela época e adicionando a hashtag #NASARemembers.
Como Onizuka, também Kimbrough é pai de um "Falcon", pois seu filho é atualmente um júnior na mesma escola e membro de suas equipes esportivas Falcon. Kimbrough também tem filhas gêmeas em seus primeiros semestres naquela escola.
"O comandante da estação espacial Shane Kimbrough levou um pedaço da história do Falcon do CLHS para o espaço", anunciou a escola em seu site. "A bola de futebol foi assinada por membros da equipe de futebol das meninas e meninos do CLHS em 1986 foi transportada a bordo do último voo do ônibus espacial Challenger por outro pai Falcon - o Coronel Ellison Onizuka".
Na época da tragédia, Janelle a filha de Onizuka era um membro de 16 anos da equipe de futebol e agora é também uma mamãe Falcon. "A bola de futebol em muitos aspectos continuará a missão que meu pai embarcou há muitos anos. Continua a viajar e explorar o espaço, enquanto inspirou tantos através de sua história", afirmou Janelle Onizuka em um comunicado divulgado pela CLHS.
Naquela ocasião o astronauta Ellison Onizuka estava fazendo seu segundo voo como especialista de missão quando o ônibus espacial Challenger explodiu logo após seu lançamento, aos 73 segundos de voo. O tempo frio daquele dia comprometera um selo dos propulsores dos foguetes sólidos gêmeos. A queima de gás através da parede do reforço direito danificou a sua ligação ao veículo, causando a falha estrutural do tanque externo.
Logo após ser lançado, o ônibus espacial Challenger explodiu e seus pedaços caíram no oceano. A tragédia custou a vida de Onizuka, juntamente com o comandante Dick Scobee, o piloto Michael Smith, os especialistas de missão Ron McNair e Judy Resnik, o especialista de carga Gregory Jarvis e a mestre-em-espaço Christa McAuliffe.
Depois do acidente, vários itens pessoais de Onizuka, incluindo uma bandeira americana e a bola de futebol foram encontrados flutuando no mar durante o resgate dos destroços do ônibus espacial.
Ao finalizar a investigação sobre o acidente, a NASA armazenou os restos do ônibus espacial Challenger em dois silos de mísseis aposentados na Estação da Força Aérea, em Cabo Canaveral. Os itens pessoais da tripulação foram entregues às suas famílias.
A família de Onizuka entregou a bola de futebol à escola Clear Lake High School que por sua a repassou ao atual comandante da Estação espacial Internacional para levá-la ao espaço.
A escola de Houston twitou na última sexta-feira: "Obrigado, Shane Kimbrough, por ajudar que um pedaço da história do Falcon do CLHS complete sua missão no espaço!".
* Com informações de collectSPACE.com e tradução de Pepe Chaves para Via Fanzine.
- Foto: collectSPACE.com/reprodução.
- Leia sobre a saga da missão Apollo 11: 'Do vale do Antílope ao solo lunar' - por Márcio Mendes.
- Produção: Pepe Chaves. © Copyright, 2004-2017, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|