Nota de Apresentação
A verdadeira face da Gávea
O artigo ilustrado
“Recuperando sua história: As várias faces da Pedra da Gávea”, dividido
em quatro partes, se constitui numa
longa reportagem de autoria do arquiteto Carlos Pérez Gomar, de nacionalidade
uruguaia e radicado no Rio de Janeiro faz vários anos.
Gomar é um
pesquisador arqueológico e se especializou nos estudos acerca da Pedra da Gávea, local em que
esteve pessoalmente por centenas vezes. Considerado um dos cartões postais
da cidade do Rio de Janeiro, essa enorme rocha é também reconhecida como
uma “esfinge” por alguns, já que nela estaria esculpida uma face
masculina e outros detalhes que revolvem os mistérios do lugar.
Por conta dessa face,
além das supostas inscrições e suposto portal encontrados em seu dorso, a Pedra da Gávea se tornou
conhecida em diversas partes do mundo, entretanto, quase sempre por
informações errôneas, descabidas ou de má fé. De acordo com o autor, aquela pedra tem sido explorada de
maneira sensacionalista por diversas pessoas e meios de comunicação e isso já remonta
muitas décadas.
Em seu artigo, Carlos
Perez Gomar procura desmistificar algumas informações veiculadas sobre a Pedra da
Gávea, separando o que realmente é fato, das inúmeras lendas e tantas
histórias puramente inventadas que se fizeram em torno daquele local.
Em suas inúmeras
visitas à Pedra da Gávea nestas últimas décadas, Gomar pôde reparar
diversos detalhes naquela região e, inclusive, teve a oportunidade de
encontrar restos de artefato cerâmico, possivelmente, de objetos
utilizados pelos antigos moradores da localidade.
No momento que
encerramos a produção desse artigo, Carlos Pérez Gomar completou a sua
450ª subida à Pedra da Gávea.
Pepe
Chaves
Editor/Produtor
VF/ARQUEOLOvia
19/09/2012
PARTES - e
subtítulos
01 - Introdução /
Lendas em torno da Pedra da Gávea / A 'inscrição' e a tradução
02 - A Face e a Íbis
/ Simplesmente lendas / Fenícios no Rio / Versão da Sociedade Teosófica
03 -
Estórias e fatos / Faces na pedra / Ponte pênsil
04 -
O
Portal e as peculiaridades / ‘Íbis’ do Pão de Açúcar
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