Exercícios:
Bombardeiros B-2 chegam a Europa
para exercício conjunto com a RAF*
Durante essa
implantação de curto prazo, os bombardeiros irão realizar
voos de treinamento
na área de operações do USEUCOM.
As
aeronaves pertencem a 509th Bomb Wing.
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Outros
destaques de Via Fanzine
Dois bombardeiros B-2 voaram para o Comando Europeu dos EUA
(U.S. European Command – USEUCOM) em 08/06 para treinarem e integrarem
as forças militares dos EUA e aliados na região.
Durante essa implantação de curto prazo, os bombardeiros
irão realizar voos de treinamento na área de operações do USEUCOM,
oferecendo oportunidade as tripulações para treinarem suas habilidades e
se familiarizarem com as bases aéreas e de operações na região.
“Essa implantação de bombardeiros estratégicos oferece uma
oportunidade inestimável para fortalecer e melhorar a interoperabilidade
com os nossos aliados e parceiros”, disse o almirante Cecil Haney,
comandante do Comando Estratégico dos EUA.
*
Informações de Air Force Global Strike Command, com radução e edição de
CAVOK.
09/06/2014
- Imagem: Divulgação.
* * *
Nigéria:
Acidente aéreo mata 147
passageiros*
Nenhum dos 147
passageiros a bordo da aeronave sobreviveu,
uma autoridade da
Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências informou à Reuters.
Populares observam a
aeronave acidentada.
Um avião levando 147 passageiros bateu em um edifício numa parte
populosa da cidade de Lagos no domingo,
matando todos a bordo, num grave acidente na história da aviação
comercial da Nigéria.
Milhares de pessoas cercaram um prédio de dois andares e telhado de
metal sobre o qual caiu o avião, numa área pobre de Lagos, no sudoeste
do país africano.
A aeronave, operada pela companhia doméstica Dana Air, estava se
aproximando para o pouso num vôo que teve como origem a capital Abuja,
segundo autoridades que se mantiveram anônimas por não terem autorização
para falar à imprensa.
Nenhum dos 147 passageiros a bordo da aeronave sobreviveu, uma
autoridade da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências informou
à Reuters.
A polícia usou cassetetes para abrir espaço para os serviços de resgate
em meio à massa de curiosos, mas a multidão era tão grande que
ambulâncias, com as sirenes ligadas, não conseguiam chegar ao local do
acidente.
"Essa multidão está louca. O resgate não consegue ter acesso", afirmou
Jimoh, um moto-taxista que afirmou ter sentido um forte estrondo com o
choque da aeronave.
O avião pegou fogo após bater no prédio, no subúrbio de Agege, não muito
distante do aeroporto Murtala Muhammed, segundo testemunhas.
"Ouvimos uma imensa explosão, e primeiro pensamos que era um botijão de
gás", disse Timothy Akinyela, um repórter de um jornal local que estava
assistindo a um jogo de futebol com amigos num bar perto do local do
acidente.
"Então houve outras explosões e todos saíram correndo. Foi horrível.
Houve confusão e gritaria", ele disse, mostrando um vídeo que fez com
seu celular.
Acidentes aéreos não são raros na Nigéria, a segunda maior economia da
África. O país tem um registro fraco de segurança aérea.
* Informações de Por Tim Cocks | Reuters, com Reportagem
adicional de Feliz Onuah.
03/06/2012
* * *
À venda:
Um jato de triste memória*
O jato Legacy 600, de fabricação da
Embraer, que derrubou o Boeing
do voo 1907 da Gol está à venda em site
americano de aviação.
Legacy foi reformado e
está a venda por valor bem inferior ao de um novo.
O Legacy 600 da Embraer que derrubou o avião da Gol há
cinco anos, matando 154 pessoas, está à venda. A oferta se encontra em
alguns sites de aviação dos EUA.
Durante as investigações sobre as causas do acidente, o
Legacy de triste memória ficou quatro anos na Base Aérea da Serra do
Cachimbo. No ano passado, porém, a ExcelAire, dona do avião, vendeu-o e
o novo proprietário o levou para os EUA para uma recauchutagem completa.
Agora, o jato está sendo vendido por 15,7 milhões de
dólares (um novo custa cerca de 26 milhões de dólares). Tem, de acordo
com as informações do proprietário, apenas 36 horas de voo.
*
Informações de Lauro Jardim/Veja-Abril.
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* * *
Buenos Aires:
Argentina também quer saber de OVNIs
Força Aérea da Argentina cria comissão
para registro e observação de Ovnis.
Da
Redação *
Via Fanzine
Depois de o Brasil baixar em agosto uma
Portaria instruindo novas medidas acerca das notificações sobre
OVNIs (Objetos Voadores Não identificados) no espaço aéreo do país, a
Argentina não terminou o ano de 2010 atrás. De acordo com informações
divulgadas pela agência AFP em 29/12, a Força Aérea Argentina (FAA)
decidiu criar uma comissão para registrar e investigar denúncias de
aparecimento de Ovnis no espaço aéreo do país.
Segundo informações do capitão Mariano Mohaupt, assessor de
imprensa da FAA, "A Comissão de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais
está em processo de formação".
Assim como no Brasil, o militar revelou que a Argentina tem
registros de experiências vividas por alguns de seus pilotos e que não
puderam ser explicados. Para o militar, a instituição "agora dá as
cartas no assunto de um ponto de vista formal, profissional, que
contribui para a sua própria missão, que é o controle do espaço aéreo".
De acordo com as informações, será formada uma equipe
interdisciplinar, composta de meteorologistas, controladores de voo,
pilotos e especialistas em radares, que será a receptora das denúncias
feitas pelos cidadãos sobre fenômenos observados no espaço.
Para Mohaupt, "Há muitíssimas denúncias que depois acabam
se esclarecendo e ocorre que não se trata de fatos não convencionais".
A AFP lembra que governos nacionais em diversos países têm
se atentado para a realidade dos OVNIs. No Uruguai já funciona desde
1979 a Comissão Receptora e Investigadora de Denúncias de Objetos
Voadores Não identificados, subordinada à Força Aérea.
É sabido que muitos veículos não identificados trafegam
livremente por sobre diversas nações, logo, são considerados OVNIs.
Entretanto, nem por isso significa que são necessariamente de natureza
extraterrestre, como alegam muitas pessoas.
Autoridades aéreas estão cientes que OVNIs podem se
constituir em aviões clandestinos ou
drones teleguiados, além de aeronaves espiãs que podem ter
finalidades diversas. Decerto, muitos governos também não descartam a
possibilidade de receber visitas extraterrestres.
As autoridades instaram aos pilotos de aviões civis e
militares, bem como os controladores do tráfego aéreo nacional, que
relatem suas experiências ao organismo e também enviem provas
documentais sobre objetos voadores não identificados.
* Com informações da AFP.
- Ilustração: Arquivo VF.
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Aeronáutica:
Índia e Rússia assinam acordo de US$ 25
bilhões
Acordo prevê a produção de 200 a 300
aeronaves caça para a Índia.
Da
Redação *
Via Fanzine
De acordo com
informações do portal Defesanet, a Federação Russa e a Índia assinaram finalmente o acordo
para o caça de 5ª Geração e o desenvolvimento do MTA (Multirole
Transport Aircraft).
O Sukhoi T-50 PAK-FA como é conhecido está sendo a proposta
russa para o desenvolvimento de um caça de quinta geração, com
características stealth. Pelo acordo, a Índia deverá receber
entre 200 a 300 caças de 5ª Geração.
O investimento prevê custos superiores a US$ 25 bilhões. A
Rússia tem oferecido ao Brasil, participação no Programa do caça de
quinta geração.
*
Com informações de Defesanet.
-
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diz que decisão sai após eleições
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Paris:
AF
147: a verdade, custe o que custar
França promete acompanhar investigação
sobre acidente com avião da Air France.*
Um ano depois do acidente, o Governo francês prometeu hoje
acompanhar as investigações para esclarecer as causas da queda de um
avião da Air France que cobria a rota entre Rio de Janeiro e Paris.
"Custe o que custar" é preciso buscar a verdade, afirmou o
secretário de Estado de Transportes francês, Dominique Bussereau, na
cerimônia em homenagem às 228 vítimas do acidente aéreo.
As três fases de buscas realizadas até agora pela entidade
encarregada do caso, o Escritório de Investigação e Análise (BEA, na
sigla em francês), não deram resultado, mas o secretário declarou poder
"garantir" que a entidade não abandonará as investigações.
O BEA manterá as investigações destinadas a recuperar os
"elementos-chave" para compreender as causa do acidente, como restos do
avião e as caixas-pretas.
Além do secretário de Estado e de representantes da BEA e
da companhia aérea Air France, assistiram à cerimônia, no Parque Floral
de Paris, muitos parentes e amigos das vítimas, procedentes de
diferentes lugares de Brasil, França e Alemanha.
O acidente aconteceu há exatamente um ano, quando um Airbus
A330 da Air France, que saiu do Rio de Janeiro rumo a Paris, caiu no mar
perto do arquipélago de Fernando de Noronha, a 1.296 quilômetros de
Recife.
Todos os tripulantes e passageiros, de 32 nacionalidades,
morreram.
*
Informações da EFE.
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Europa:
Cinzas de vulcão suspende centenas de voos*
O vulcão, que fica sob o glaciar
Eyjafjallajokull, na Islândia, entrou em erupção na noite de
quarta-feira.
Uma nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão na
Islândia suspendeu voos em aeroportos no Reino Unido.
Nuvens de cinza emitidas por um vulcão na Islândia
provocaram, nesta quinta-feira, a interrupção do tráfego em aeroportos
de pelo menos cinco países próximos. O espaço aéreo foi fechado no Reino
Unido, na Irlanda, na Holanda, na Finlândia e na Dinamarca. Centenas de
voos foram cancelados.
O vulcão, que fica sob o glaciar Eyjafjallajokull, entrou
em erupção na noite de quarta-feira. Na Islândia, centenas de pessoas
deixaram suas comunidades pelo crescimento do nível dos rios em até três
metros. Foi a segunda erupção em menos de um mês.
*
Informações de O Globo.
* * *
Caças franceses:
Rafale brouhaha:
depois do vendaval
Quando uma
"gracinha" perde a graça.
- Brouhaha: ruído
confuso proveniente da multidão reunida.
Por Alberto F. do
Carmo
De Brasília-DF
Para
Via Fanzine.
Lula, cuja rusticidade verbal, lhe dá um bom charme, e até
tiradas inteligentes e antológicas, de vez em quando escorrega, “quem
fala demais dá bom dia a cavalo”.
E daí que “é o Rafale, é o Rafale”, eu achei que a política
vencera a razão, até que não seria tão mau, mas a nota do Ministro Jobim
veio como balde de água quase congelada. Talvez acabe mesmo no Rafale,
mas o Hornet (marimbondo, vespão, em inglês) continua zumbindo...
Como vocês sabem, em nosso artigo "Os
finalistas e as pistas", tentando adivinhar o escolhido, o Rafale aparecia em primeiro lugar, por razões
políticas, econômicas e laços de amizade. Mas apontamos a falta de
compradores e mão na roda que seria vendê-lo a alguém fora da França. O
Hornet vinha em segundo lugar e tinha a seu favor o fato de não ter asa
em delta e ser extremamente ágil, mas de design um pouco antigo. O Saab
Gripen seria a única carta fora do baralho ou zebra total, se escolhido.
Mas a sombra do Hornet pairava sobre o Rafale.
Tivemos hoje algumas informações significativas de uma
fonte segura do meio aeronáutico. Segundo a fonte, a divulgação
precipitada da compra lhe pareceu “Uma gentileza, uma gracinha do
Lula, entusiasmado com o Sarkozy vir ao desfile, badalação coisa e tal.
Mas, típico de brasileiros, excesso de rapapés com visitas estrangeiras”.
E com ironia observou: “Se fosse o Obama que fizesse a mesma visita,
ele talvez diria que a solução era FA-18...”.
Prosseguindo, a fonte também observou: “Isto me lembra
Santos Dumont, coitado, deslumbrado com a Europa. Distribuiu metade de
seu prêmio (Henri Deutsch) entre seus operários franceses, quando
poderia ter destinado isto a carentes do Brasil ou montado um escritório
de estudos aqui. Agora, iríamos, da mesma forma, dar empregos a
desempregados franceses”. O valor total do prêmio era de 125.000
francos. Então, com a metade disto, já que não fazia empenho do dinheiro
do prêmio, ele poderia ter feito alguma coisa aqui mesmo. Mas, descanse
em paz, pobre herói brasileiro! Nós lhe compreendemos.
Mas, atirando mais, a fonte finaliza, “A melhor solução
seria sem dúvida projetar um caça inteiramente brasileiro, pois já temos
condições”. Ao lembrar-lhe as dificuldades da Índia para pôr seu
LCA
Tejas, em produção, ele lembrou que, se por um lado a Índia é um
celeiro de cérebros científicos, no campo de planejamento e produção,
os indianos nunca foram lá muito bem sucedidos. De fato, a indústria aeronáutica
indiana, sediada em Bangalore, já produziu todos os tipos de aviões
modernos e de países diferentes, como o "Jaguar" franco-britânico, o "MIG-21",
motores sob licença etc. Mas para produzir projetos seus, a coisa costuma
emperrar e está emperrando. O HAL-HF-24 "Marut", anos 60, chegou a 147
exemplares. Razoável. Porém, projetado pelo alemão Kurt Tank, depois da aventura
argentina do Pulqui II.
Aproveitando o gancho, também o Egito, com
ajuda do alemão Willi Messershmidt,
desenvolveu o HA-200 e até o motor, entre 1962 e 1967, mas não
passou daí.
Durante este tempo todo, o Brasil “patinou” na indústria
aeronáutica. Mas quando tomou jeito, tomou jeito mesmo. Possível causa
da “virada”: não obcecado com projetos militares, como Índia, Egito,
Índia, Paquistão, China, Argentina e outros menos votados, o Brasil viu
nos aviões civis, o “ovo de Colombo” para firmar seu conceito, ganhar
autoconfiança, mas, sobretudo, vender um bocado.
Por trás de tudo o senso prático de Ozires Silva. Lembro-me
bem, quando ao entrevistá-lo em 1966/1967, ele com aquele jeito simples
e olhar vivo, me disse: “Não vamos fazer nada de complicado. Vamos fazer
um avião como qualquer outro. Com fuselagem, asas, estabilizadores.
Simples”.
E quando lhe falei da eterna paranóia da pressão do
imperialismo industrial, ele serenamente levantou os olhos e disse:
“Não. Nesta indústria eles não põem a mão!”.
E o Bandeirante foi isto, e para variar, rejeitado aqui
pelo complexo de inferioridade brasileiro. Mas vendeu bastante para um
primeiro projeto sustentável. Deus o conserve e preserve sua obstinação
e multiplique sua sagacidade. Mas cremos que deixou herdeiros. Só do
modelo ERJ-145, com seus 1.100 exemplares e outros.
Portanto, com auto confiança, capital de giro e
experiência, a melhor escolha, ainda que durasse anos, seria mesmo um FX-2
brasileiro. Já podemos nos dar ao luxo de nós mesmos fazermos o que
precisamos, usar quando o quisermos, sem dar satisfação a fornecedores
estrangeiros. A maior parte com o feio hábito de tentar ensinar
padre-nosso ao vigário, em termos de prática da paz. Somos de paz, mas
temos de fazer valer, o que nos diz nosso próprio Hino Nacional. O mais
bonito do mundo, na opinião de um locutor britânico, na última Copa do
Mundo. De repente prestou atenção e se encantou, com o que nem sabemos
cantar direito.
Para variar é preciso que alguém de fora nos enalteça para
nos darmos valor. Xô, complexo de vira-latas.
*
Alberto Francisco do Carmo é licenciado em
Física, Técnico em Assuntos Educacionais, ex-jornalista colaborador do
jornal Estado de Minas (BH), ex-correspondente brasileiro da
revista Aviation Magazine (França) e colaborador do jornal
Via Fanzine.
-
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Negociações estão abertas, diz nota de Jobim
Lula bate o martelo para o
Rafale
Boeing oferece investimentos no país
Projeto F-X2
recebe últimas ofertas
Os finalistas e as pistas –
artigo de Alberto F. do Carmo
Assista vídeo demonstrativo do Rafale
- Mais Aviação & Aeronáutica:
www.viafanzine.jor.br/aerovia.htm
- Produção: Pepe Chaves
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